terça-feira, 21 de julho de 2015

O que são FALANGES?


Olá, como prometido e através de pedidos, hoje vamos falar sobre FALANGES! O conteúdo é muito vasto, muitos dizem ser X, e outros Y, resumindo o que estudei (e não sei tudo, nem saberei), vamos simular um pequeno bate papo pra nos ajudar a entender melhor.
-Falanges são agrupamentos de espíritos afins que possuem a mesma vibração. 
Certo, tendo essa primeira frase em mente vamos começar:
- Pessoa X: - Trabalho com Pai Joaquim, mas também existe no meu terreiro mais dois Pai Joaquim, como isso é possível? Será que estamos mistificando?
- Resposta: - Nenhum de vocês está mistificando! As falanges são os diversos espíritos que atuam na Umbanda que estão agrupadas, ou seja, são os pretos velhos, caboclos, boiadeiros, baianos e assim por diante. Essas falanges fazem as entidades atuarem, afim de evoluírem espiritualmente e aprenderem. Existe a "FALANGE  PRETO VELHO- PAI JOAQUIM", complicou? Então vamos lá, dentro desse agrupamento estão todas as entidades que se apresentarão com esse nome, digamos que são vários Pai Joaquim, são diversos espíritos trabalhando nessa falange, na mesma vibração. Assim, em um mesmo terreiro podemos ter 2 Maria Mulambo, 2 Exu do Lodo, 4 Maria da Saia Rendada e assim por diante...O que acontece é que TODOS os espíritos que atuam nessa única falange estão presentes com o médium no momento de trabalho, cada espirito conservará o nome e as características do chefe da falange que ele está. Mas não podemos confundir LINHA DE PRETO VELHO E FALANGE DE PRETO VELHO PAI JOAQUIM (como usado em nosso exemplo), a linha de trabalho é referente ao grau alcançado pela evolução do espirito, que nela podem exercer a sua especialidade, que é especificada dentro das falanges, por exemplo, um espirito da Linha de Preto Velho que tem grande conhecimento em quebra de feitiços e magia poderá trabalhar na falange do Preto Velho Rei do Congo e se apresentará com esse nome. 

- Pessoa X: - Mas e se meu preto velho for o PAI JOAQUIM DA CALUNGA? Tem outra falange pra ele, é isso?
- Resposta: - Ele trabalha dentro da falange de Pai Joaquim, o que acontece é que o trabalho desempenhado por ele é com as almas, "regido" pelo Orixá Omulu/Obaluaiê. Assim, Pai Joaquim de Aruanda também está dentro da falange de Pai Joaquim, mas seu trabalho é "regido" por Oxalá.

-Pessoa X: - Ah, entendi, mas agora surgiu mais uma dúvida, meu pai de Santo disse que todas as falanges são regidas por determinados Orixás, mas que há um cruzamento entre elas, como assim? 
- Resposta: - Isso é verdade, todas as falanges são regidas por algum Orixá, vamos usar um exemplo fácil e muito conhecido. Você conhece "Ogum Beira-Mar"? Ele é o cruzamento das linhas de Ogum e de Iemanjá, ele trabalha (campo de vibração) na areia molhada. E o "Ogum Iara", você conhece? Seu nome significa “Senhor”,  é o cruzamento de Ogum e Oxum. Trazendo harmonia e equilíbrio emocional. A vibração esta presente na beira de rios, lagos ou cachoeiras. 

Eai pessoal, estudo curtinho, mas com conteúdo para ser adquirido, vocês gostaram?
Espero que tenha ajudado muitos vocês, se surgirem dúvidas, por favor deixem nos comentários, vamos continuar aprendendo juntos!
Que nosso pai Oxalá abençoe o dia de vocês!
Axé

Nenhum comentário:

Postar um comentário