Hoje vamos falar um pouquinho sobre nossos amados "preto velho". Essas entidades tão amadas na Umbanda, dominam as ervas, são curandeiras, mandingueiras (haha), donas de conselhos sábios e consultas regadas de aprendizado.
São aqueles que os filhos recorrem quando há dor, tristeza, não há esperança...Esses amados "velhinhos" nos dão a esperança que o mundo nos tira.
Os pretos velhos estão associados aos velhos africanos, curandeiros e antigos escravos espalhados pelo mundo. Em sua encorporação demonstram cansaço, são curvados e ou rígidos, entretanto, tudo isso é por conta da idade, de onde eles vem e pela vida sofrida do "cativeiro".
"Vovó não quer casca de coco no terreiro, que é para não lembrar do tempo do cativeiro"
Essas entidades estão ligadas a vibração do Orixá Omolu, são poderosos, seu olhar muitas vezes parece ver através de nossa alma, sentados em seus banquinhos, fumando seu cachimbo, benzem seus filhos com ramos ou com a fumaça do cachimbo, rezam com o terço e assim limpam toda a energia negativa presente no terreiro e nos filhos, trazem a harmonia.
Apesar de estarem ligados diretamente com a vibração do Orixá Omolu, os pretos velhos apresentam como se fosse um "sobrenome", por exemplo, PAI JOÃO DA ANGOLA. Vamos entender o que é isso?
1- CONGO.
2- ARUANDA.
3- DE ANGOLA ou D'ANGOLA.
4- DAS MATAS.
5- CALUNGA, CEMITÉRIO OU DAS ALMAS.
Isso nada mais é do que o lugar de onde eles vieram, de onde puxam suas vibrações. Os negros no tempo de escravidão eram denominados de acordo com o local onde viviam, por isso eles trazem esse "sobrenome".
Podemos conhecer um pouco mais sobre um preto velho quando olhamos para a guia que ele usa, por exemplo, um preto velho que usa uma guia BRANCA E PRETA, possuem grandes conhecimentos da magia negativa, anulam coisas ruins. Os que usam guia com pedras ou sementes de cor marrom, são dedicados ao cumprimento da justiça e no combate direto às injustiças praticadas contra seguidores ou praticantes da Umbanda. Os que usam guias brancas ou mescladas com semente (lágrima de Nossa Senhora), indicam que possuem elevado grau de espiritualidade...E assim por diante, mas isso não significa que se você for pedir ajuda para um preto velho com uma guia branca e preta ele não te ajude em um injustiça, ta?! Que isso fique bem claro!!
Além disso trazem também: Vovó, vovô, pai e mãe. Muitos estudos dizem que é relacionado ao grau de evolução desses espíritos, outros dizem que nada mais é do que uma referencia. Eu sou da opinião, que todos são preto velho, independente disso haha...
Curiosidades:
Cor: Preto e Branco - Entretanto, nada impede um preto velho de trabalhar com outras cores, por exemplo, meu preto velho tem um terço na cor AZUL CLARA.
Saudação: Adorei as almas ou Salve as almas
Dia de comemoração: dia 13 de maio, cuja data é a libertação dos escravos.
Flores que eles gostam: Crisântemo Branco, margarida e lírio branco.
Bebidas preferidas: Café, café com rapadura ou pinga com mel.
Para oferendar: Canjica, arroz doce, rapadura, doce de abobora e bolos (fubá e milho).
Dia da semana: Segunda-feira.
Sincretizado com: São Benedito
Espero que vocês tenham aprendido um pouquinho dessas maravilhosas entidades que são conhecidas como "preto velho", aqui procuro aprender e passar isso para todos, muitos estudos e livros falam sobre essas entidades, fiz apenas um "resumo" da grande magia deles. Encerro esse estudo de hoje com as "Sete lágrimas de um preto-velho":
"Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, pitando o seu cachimbo, um triste preto-velho chorava. De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pelas faces e não sei porque contei-as… Foram sete.
Na incontida vontade de saber aproximei-me e o interroguei. Fala, meu preto-velho, diz ao teu filho por que externas assim uma tão visível dor?
E ele, suavemente respondeu: Estás vendo esta multidão que entra e sai? As lágrimas contadas estão distribuídas a cada uma delas.
A primeira, eu dei a estes indiferentes que aqui vem em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber…
A segunda a esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que seus próprios merecimentos negam.
A terceira, distribui aos maus, aqueles que somente procuram a UMBANDA, em busca de vingança, desejando sempre prejudicar a um seu semelhante.
A quarta, aos frios e calculistas que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma e não conhecem a palavra gratidão.
A quinta, chega suave, tem o riso, o elogio da flor dos lábios mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: Creio na UMBANDA, nos teus caboclos e no teu Zambi, mas somente se vencerem o meu caso, ou me curarem disso ou daquilo.
A sexta, eu dei aos fúteis que vão de Centro em Centro, não acreditando em nada, buscam aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente.
A sétima, filho notas como foi grande e como deslizou pesada? Foi a última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orixás. Fiz doação dessa aos Médiuns vaidosos, que só aparecem no Centro em dia de festa e faltam as doutrinas.
Esquecem que existem tantos irmãos precisando de amparo material e espiritual.
Assim, filho meu, foi para esses todos, que viste cair, uma a uma AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO-VELHO.
_____________
* Refletiram? Deixem seu comentário.
- Em nosso próximo estudo falaremos de um assunto bem delicado e as vezes por sua complexidade é ignorado: falanges.
Muito interessante.Muito bom saber um pouquinho deles, os queridos Pretos Velhos.🌹
ResponderExcluir