Olá irmãos, tudo bom com vocês?
A semana vem chegando ao fim, então que tal essa pausa para um estudo rapidinho?
O tema que vamos abordar hoje é: PREPARAÇÃO PARA A GIRA, ENTRANDO NO TERREIRO E COMPORTAMENTO NO TERREIRO.
Resolvi abordar esse tema pela seguinte questão: Tivemos uma reunião no centro onde frequento e muitas perguntas surgiram sobre esse tema, então resolvi ler um pouquinho sobre o assunto, juntar informações e passar para todos (também é um aprendizado para mim).
Como eu faço: Sempre tomo banho de BOLDO do pescoço para baixo, ou um banho de rosas brancas (sou filha de Iemanjá), acendo uma vela branca, ou da cor da entidade que terá gira no dia e sigo alguns preceitos que veremos a seguir.
-Os banhos de ervas são diversos, entretanto os mais conhecidos são: Boldo, Manjericão, Guiné, Alecrim, em geral são banhos de descarrego. ATENÇÃO: Evite o banho de sal grosso, pois esse RASPA nosso corpo, retirando todo tipo de energia, então não aconselhamos esse banho para o dia da gira.
- NÃO podemos comer carne vermelha. PORQUE? Nela encontramos algumas energias "baixas" que podem interferir na energia positiva do médium e em seu trabalho no dia. É como se comer carne vermelha deixa-se nosso corpo "impuro" (EXCETO EM GIRAS DE EXU/POMBA GIRA E EXU MIRIM).
-NÃO ter relações sexuais, não pelo pensamento de que nosso corpo fique impuro, mas sim porque quando temos relações sexuais HÁ uma troca de energia entre as pessoas, além disso consome extrema energia.
-NÃO devemos ingerir bebidas alcoólicas, pelo fato do desrespeito e dos problemas que poderão acarretar para o médium.
- NÃO falar palavrões e nem frequentar lugares com energia "pesada".
AO ENTRAR NO TERREIRO:
Os trabalhos no centro que frequento são quinzenais, então quando nos reencontramos temos vontade de colocar TODOS os assuntos em dia, contar a vida inteira, mas que tal fazermos isso ANTES de bater a cabeça? Combinado? E acreditem sei que é difícil, mas não impossível...Seus irmãos sempre serão seus irmãos, terão uma eternidade para conversar...
-Comprimente o solo que está pisando, pois são pertencentes aos Orixás.
- Comprimente o pai da casa (ou mãe), comprimente seus irmãos.
-Comprimente a tronqueira, depois os atabaques, bata a cabeça na esteira do congá, peça proteção a Obaluaiê, comprimente a entrada e saída pedindo proteção e vá para o seu lugar.
Depois disso feito, é preciso evitar a conversa paralela, principalmente aquelas com "cargas negativas", como a fofoca, ou ficar olhando se a roupa do seu irmão de santo é mais bonita do que a sua...
Procure orar, se concentrar e se conectar com a energia que está sendo feita naquela corrente.
É PROIBIDO cruzar os braços e pernas, pois cortam a energia que está sendo feita na corrente.
É PROIBIDO encostar na parede, pois as energias negativas se aglomeram nelas.
COMPORTAMENTO NO TERREIRO:
- Evitar fofocas e conversas paralelas
- Se seu irmão de santo está fazendo algo errado, ou não sabe, não deboche dele, o ajude, todos podem errar um dia. Somos todos iguais, então porque não ajudar?!
- Procure focar nas coisas boas que podemos fazer naquele dia, as pessoas que estamos ali para ajudar...E não na saia da sua irmã, como seu irmão anda, qual a guia mais bonita.
- As vezes o que é demais, acaba perdendo a essência. Como assim? Muitos médiuns novos (e velhos também) deixam "subir a cabeça" quando começam a encorporação, então querem tudo. Por exemplo, para o boiadeiro, querem o laço, a corda, o chapéu, o berrante, a garrafa e a roupa...MAS SERÁ QUE É VAIDADE DO MÉDIUM?
Todos gostam de agradar as entidades que trabalham, eu adoro, mas devemos tomar cuidado para nossa vaidade não subir demais e perdermos a essência. Não estamos no terreiro para aparecer, ou achar a entidade de X melhor que a de Y porque tem mais coisas, é mais bonita a roupa, estamos lá para ajudar, praticar a caridade, HUMILDADE, amor...
O médium se perde muitas vezes no caminho por pura vaidade, e cá entre nós, praticantes dessa maravilhosa religião, que pena, não?!
Caros irmãos, não estou dizendo que não pode haver roupas ou acessórios, mas as vezes o guia pede um LAÇO porque é um instrumento magistico para ele, de auxilio, e não por vaidade.
Enfim, deixo a critério de vocês o pensamento sobre esse assunto polemico.
- Alguém na assistência encorporou: Encaminhar para dentro da gira e avisar o pai (mãe) da casa.
- Novos médiuns: Passar com uma entidade da casa e procurar auxilio no desenvolvimento. Muitas vezes os médiuns novos procuram as entidades para darem um auxilio e mais "segurança" na encorporação.
- É importante que se doe por inteiro quando estiver no seu terreiro, não fique pensando nos problemas de fora, no que vai ter para comer, que horas que termina, enfim, doar-se 100% naquele dia. Focar em pensamentos positivos, firmar o pensamento, procurar aprender ao máximo com aquela gira.
- Os pontos que cantamos são para chamar as entidades, certo? Certo, mas eles são mais poderosos que isso, eles tiram o médium do eixo, do seu estado, fazem-no esquecer dos problemas e focar no momento.
OBRIGAÇÃO DOS CAMBONES:
-Eles são sim muito importantes para o funcionamento da gira, não temos como negar, mas algumas pessoas tem dúvidas do que ele fazem, ou quem eles são, então vamos lá.
-Médiuns novos quando entram em uma casa vão cambonar as entidades, ou seja, vão se desenvolver, aprender e auxiliar.
-Não é porque um cambone não encorpora que ele é menos ou mais importante que quem encorpora, que fique BEM claro isso! :)
-No meu centro trabalhamos com sacolinhas que ficam no pescoço do cambone que irá ajudar a entidade X naquele dia, dentro dessa sacolinha temos todas as coisas que a entidade irá usar. Fica como responsabilidade do médium que encorpora a arrumação dessa sacola e entregar na mão de seu cambone.
-Quando a assistência terminar de ser atendida, os cambones deverão procurar uma entidade e tomar um passe.
-Ficar sempre de olho no funcionamento da gira e das entidades.
-Cantar os pontos, assim ajudando as entidades e os ogãs.
OS OGÃS:
-Eles é quem puxam o AXÉ da casa, tenho um irmão que diz sempre isso. Assim como eles passam o axé para nós, esperam que também retribuímos o axé, ou seja, que cantemos junto com eles.
- Tem objetivo de fazer as vibrações sonoras tirarem o médium do eixo/equilibrio para facilitar o trabalho e a incorporação.
*Eai pessoal, gostaram do post de hoje? Deixe seu comentário, sua critica construtiva, vamos continuar aprendendo mais e mais dessa nossa religião.
Eu aprendi muito hoje, e vocês?
Beijos, axé!!
Amei parabéns, precisamos aprender a cada dia, Axé.
ResponderExcluir👏🏻👏🏻👏🏻amei💞
ResponderExcluirGostei sim deste post e e tirou muitas duvidas que eu tinha. Foi de grande utilizadade. Axé.
ResponderExcluirGostei muito com o aprendizado muito bom gratidão por tudo
ResponderExcluirMuito interessante
ResponderExcluirAdorei o post é muito bom. Obrigada.
ResponderExcluirAdorei gratidão
ResponderExcluirAmei gostei bastante axé
ResponderExcluirSou nova na Umbanda e gostei MT da matéria... Com certeza somou bastante para o meu aprendizado.
ResponderExcluirQue Oxalá continue te abençoando.
Axé
🙏
Amei
ResponderExcluirDesde criança vi minha mãe se consultar sempre em um terreiro de umbanda, e foi exatamente o que foi passado hj nesse aprendizado, parabéns!! Gostei muito!!!
ResponderExcluirAmei as dicas!
ResponderExcluirMuito obrigada
ResponderExcluirMe tirou muitas duvidas.
Perfeito amei🤲🙏🕊️❤️
ResponderExcluirPerfeito, parabéns
ResponderExcluir