Oi pessoal, tudo bem?
Resolvi fazer esse blog pra desvendar algumas coisinhas da umbanda, contar um pouco do meu trajeto por essa religião maravilhosa, desfazer algumas imagens erronias que as pessoas plantam por aí.
Vou começar com uma postagem bem simples, falando um pouco do geral, do que escuto das pessoas no meu dia-a-dia, e vocês, como irmãos umbandistas e do candomblé também devem escutar.
Deixo aqui o meu desabafo inicial: As pessoas precisam parar com o preconceito, podem até não aceitar a Umbanda como religião, alguns dizem que é uma seita pro demônio, outros dizem que matamos todos os dias animais e nos banhamos em sangue, equivoco!
Antes de falar, procurem saber A VERDADE, e ela nada mais é do que uma RELIGIÃO que impõe amor, o respeito, a caridade, humildade, o estudo diário, o companheirismo.
Um dos piores erros das pessoas é achar que somos "Macumbeiros", na realidade "Macumba" é um instrumentos africano, então sim, quem toca Macumba é Macumbeiro, nós não!
Aqueles que dizem que os espíritos são ruins porque fazem mal para as pessoas, na verdade AS PESSOAS É QUE SÃO RUINS, alguns espíritos são ligados a coisas materiais e acabam aceitando essas "demandas" recebendo algo em troca, porém, volto a dizer, RUINS SÃO AS PESSOAS que sentem inveja, guardam rancor e querem destruir os outros. Meu pai de terreiro uma vez me disse: "Filha, o ser humano tem uma mochila nas costas, lá ele deposita todas as coisas ocorridas na semana, tudo, sem fazer balanceamento de nada. Daí o coitadinho no fim da semana está cansado, com dor nas costas e se pergunta o porque disso, oras, jogue o que não presta fora dessa mochila, jogue o rancor, a má resposta do chefe, a má educação das pessoas, seu inimigo, sua tristeza, tudo que possa lhe prejudicar, tira tudo, veja como é se sentir leve!" e é a mais pura verdade, as vezes, em nossa bagagem guardamos tantas coisas desnecessárias.
Pros nossos inimigos, ore, ore mesmo, é difícil, claro que é, quase nada na vida é fácil, ore pra que ele fique bem, encontre luz em seu caminho, que não tente lhe prejudicar e nem prejudicar ninguém, mas que isso tudo, meu caro, seja de coração.
Sobre os guias/guardiões/entidades em geral: Nos ajudam MUITO, são realmente companheiros, nunca se sintam só, nem na beira do abismo, porque eles estarão lá, honre suas entidades, e elas honraram você, como diz aquela frase: " Adorei as almas, e elas me atenderam".
Nossa religião "cutuca" o podre que anda nos dois mundos, a Terra e o Espiritual, talvez seja por isso que as pessoas pensam coisas erradas, porém, mexemos exatamente com o "podre" que a sociedade exclui, que fingi não estar ali, mas que sim, pode prejudicar, doutrinamos alguns, outros se perdem na escuridão, mas tentamos.
Outra coisa, os Exús, como são mal vistos pela sociedade, agora eu me pergunto e pergunto pra vocês, porque???
Uns dizem que eles tem mal aparência para espantar os mal espíritos...São companheiros, e são os espíritos mais próximos dos seres humanos, se um dia você se deparar com um deles, não exite, pergunte-o sua história, são sempre fascinantes, garanto.
Os EGUNS são espíritos inferiores, e no "mundo" deles não há lei, portanto, estes sim fazem coisas ruins. (Explicarei melhor em outro post sobre eles e os cuidados a serem tomados).
A Umbanda é uma religião realmente fascinante, cheia de detalhes, de mistérios, quem nela está, sempre tem que estudar!
Um dia, quando você não estiver fazendo nada...procure sobre ela, talvez você não goste, sempre há probabilidade do sim e do não, mas pelo menos, você tentou entender, sem julgamentos, não julgamos a sua.
Fazemos o bem sem olhar a quem.
SARAVÁ A UMBANDA.